sexta-feira, 30 de julho de 2010

Exposição em SP traz trabalhos de Keith Haring inéditos no Brasil Amigo de Madonna, pintor foi um dos principais nomes da arte pop nos 80. ‘Selected w


Neste sábado (31) abre em São Paulo a exposição “Selected works”, que traz trabalhos inéditos no Brasil do artista norte-americano Keith Haring. Pioneiro na fusão de arte moderna com graffiti na Nova York dos anos 80 ao lado de artistas como Kenny Scharf e Jean Michel-Basquiat, Haring morreu por complicações relacionadas à Aids aos 31 anos de idade.

“Nós queremos celebrar a vida e o trabalho dele, não só na arte como na filantropia”, explica a curadora da mostra, Sharon Battat, se referindo à Keith Haring Foundation, dedicada ao auxilio de crianças carentes e à prevenção e apoio a pesquisas sobre a Aids. “Este ano marca os 20 anos da morte dele, então achamos importante realizar uma exposição assim no Brasil”.

Segundo Sharon, o artista tinha uma relação especial com o país. “Além de ter participado da Bienal de São Paulo em 1983 e de ter pintado murais no Rio mais tarde, ele vinha muito para Salvador, para passar o carnaval, e também ficava na casa de Scharf em Ilhéus”, conta.

Amigo de Madonna e Andy Warhol, Haring se tornou um ícone pop através das imagens minimalistas e cores fortes do seu trabalho. Figuras como seu “Radioactive baby” (“Bebê radioativo”) e seu cachorro estilizado estampam pôsteres, camisetas, relógios, chaveiros e capas de discos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário