quinta-feira, 28 de maio de 2009

sala de informática em momento de aula "estudando pra vale" primeiro aprende.
PARABENS MENINAS PELO UM TRABALHO PEFEITO!

MUTIRÃO DE LIMPEZA - DIA "D".


No dia 07 de março foi realizado o mutirão de limpeza na E.E.E.P. Monsenhor José Augusto da Silva. Os educadores mobilizaram-se na limpeza e organização de todos os espaços da escola. Foi um trabalho duro, mas o resultado foi compensador.



Organizamos a divisão em grupos de trabalho para a facilitar a realização dos trabalhos.


Encerramos o trabalho no final da tarde, os educadores empenharam-se para deixar tudo pronto para o início das aulas.

Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

PRIMEIRA AULA DA FAMÍLIA

A equipe de educadores

Educadores familiares



No dia 06/03/09 às 15h foi realizada a primeira reunião entre educadores da EEEP Monsenhor José Augusto da Silva e os educadores familiares (pais e/ou responsáveis) tendo também a presensa de muitos de nossos educandos.

O diretor Paulo Sérgio Fontenele apresentou toda equipe de educadores, assim como as normas e horários desta instituição.

SEMANA PEDAGÓGICA DE NOSSA ESCOLA


A EEFP Monsenhor José Augusto da Silva em parceria com a 4ª CREDE/NRDES realizou de 02 a 06 de março a Formação Tecnologia Empresarial Socioeducacional – TESE “Uma Filosofia de Gestão” com a participação dos educadores desta unidade. Foram momentos de ricas discussões e construções, onde a equipe se apropriou dos princípios e conceitos filosóficos da TESE e construiu instrumentais operacionais, como o Plano de Ação da Escola (que logo estará ao acesso de toda comunidade escolar) e o Programa de Ação dos Educadores.

Parabenizamos e agradecemos o empenho do Diretor da EEEP Paulo Sérgio e demais educadores, da Diretora da EEEP Júlio França, Nélia Vasconcelos, de sua Coordenadora Pedagógica Edvalda Rios e dos técnicos da 4ªCREDE Jairla Freitas (Superintende Escolar) e João Eudimar por suas contribuições.


Sex, 27 de Fevereiro de 2009


Após análise de currículo e entrevista pelo Diretor da EEEP e Técnicos da 4ªCREDE, foram selecionados os Professores abaixo relacionados para as respectivas disciplinas constantes da relação abaixo:

Português:
FRANCISCO DOS SANTOS ROCHA

Inglês e Espanhol: EDNASIO PAULO DO NASCIMENTO

Arte: LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA

Educação Física: SIDNEY WILKER ARAÚJO CORREIA

Geografia: IRIS JEANNITA ALVES DE SOUSA

Sociologia e Filosofia: PAULO CÉSAR DO NASCIMENTO PEREIRA

História: SÍLVIA ALMADA DUTRA DOURADO

Física: PEDRO ARAÚJO PEREIRA.


Matemática:
JOÃO JACINTO PEREIRA FILHO

Biologia:
LÚCIA MARIA ROCHA DA SILVA

Química: FRANCISCO ALEX DE ARAÚJO

SELEÇÃO DOS GESTORES DA EEEP MONSENHOR JOSÉ AUGUSTO DA SILVA


Após passar por várias etapas de seleção e formação, o Diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Mons. José Augusto da Silva assume suas funções e define seus Coordenadores Escolares:

Diretor:
PAULO SÉRGIO FONTENELE

Coordenadores:
ANA PAULA DE ARAÚJO e ARY FONTENELE BATISTA

Secretário Escolar:
MAX EUGÊNIO SOUSA DE OLIVEIRA

BREVE HISTÓRICO DA EEEP MONSENHOR JOSÉ AUGUSTO DA SILVA




A Escola Monsenhor José Augusto da Silva, foi inaugurada no dia 06 de Abril de 1976, conforme Decreto Estadual nº 11.770, publicado no Diário Oficial de 08/03/1976.
O Nome da Escola, foi uma homenagem ao Monsenhor José Augusto da Silva, vigário da Paróquia Bom Jesus dos Navegantes e Prefeito da Cidade de Camocim no ano de 1914.
O terreno da Escola foi uma doação do Coronel Libório Gomes da Silva e sua esposa Dona Graziela Angelim da Silva.
O objetivo principal da criação da escola, era trazer até o bairro carente, melhoria e atendimento às crianças que se encontravam fora da escola, pois na época só existiam escolas no centro da cidade, ficando muito distante para o deslocamento daquelas crianças e não haviam vagas suficientes para suprir a necessidade da população.
No ano de 2009, atendendo à política estadual de educação, garantindo a efetiva articulação do ensino médio à educação profissional, a Escola Monsenhor José Augusto passa a atender a essa nova modalidade que se desenvolve em tempo integral.
A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor José Augusto da Silva passa a ofertar em seu primeiro ano de implantação, além da educação geral, a formação técnica em Enfermagem, Informática e Turismo, sob a direção do Professor Paulo Sérgio Fontenele, dos professores Ana Paula de Araújo e Ary Fontenele Batista – coordenadores escolares e do Max Eugênio Sousa de Oliveira, e conta com mais 23 educadores, entre professores e funcionários.
criador do blog ÁLEFIM DE OLIVEIRA SILVA.

A sala de informática está melhorando prá melhor e além do mais os alunos estão aprendendo que e serió a t.e.s.e Hoje eu percebo que a fisonomia da escola e colocar jovem em um emprengo capcitado como a área de informática que está sendo proucurada no mercado de trabalho!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A informática é importante e tem importância...
No mundo de hoje, sem tecnologia você não é ninguém. Graças a informática, recebemos informações de todo o globo terrestre em frações de segundos, não importa onde o fato ocorreu. Informática contribui para manter o ser humano informado e também em contato com outros seres humanos de qualquer parte do mundo.
Enfim, isso é só um pedacinho da informática (da sua importância). Pois se usa informática em quase tudo, inclusive, para que você possa fazer essa pergunta e eu respondê-la. Viva à importância da informática.

Terça-feira, 5 de Maio de 2009

Formação para gestores das EEEP em Fortaleza


Os diretores das Escolas de Educação Profissional estiveram reunidos durante todo o dia de 18/03/2009, no auditório da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), para compartilhar experiências gestoras nessas escolas. Durante a abertura estiveram presentes a secretária da educação, Izolda Cela, o secretário adjunto, Maurício Holanda, a responsável pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola(Cdesc), Conceição Ávila, além dos dirigentes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede).

Pela manhã, o presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães, falou sobre a filosofia de gestão das Escolas Estaduais de Educação Profissional que se baseia na Tecnologia Empresarial Socioeducacional (Tese).

À tarde, os diretores participaram de uma mesa redonda onde foram expostas as experiências adquiridas depois da implantação da Tese como modelo de gestão nas escolas. Logo após, os diretores falarão do projeto Diretor de Turma e sobre disciplinas diversificadas.

Para encerrar o dia de atividades, a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) em parceira com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) fez a entrega de 32 mesas para a prática desse esporte em 32 Escolas de Educação Profissional, onde nossa escola foi uma das agraciadas. Pela primeira vez no Estado e com apoio da Seduc e da CBTM, será mobilizada nas escolas públicas a difusão do tênis de mesa. O intuito é, através do esporte, envolver crianças e adolescentes a exercer excelência e empenho; desenvolver as esferas cognitiva, motora e afetiva-social; e revelar novos talentos do Estado no tênis de mesa.

Diga-se de passagem esta está sendo muito bem utilizada

por nossos educandos e também nosso diretor nos momento de lazer
A EEEP Monsenhor José Augusto da Silva promovendo reflexão...
4
121 anos da abolição da escravatura
4
No dia 13.05.2009 no auditório do Liceu de Camocim foi realizada uma apresentação organizada pela EEEP Monsenhor José Augusto da Silva sobre os 121anos da abolição da escravatura. Iniciou-se com uma problematização que consistiu exibição de vídeo: Navio Negreiro, declamação de poema de Castro Alves. Exposição oral com uso de slides produzidos no Power Point. Apresentação foi feita por exs. alunos do Liceu de Camocim: Rogeriany Lopes, Francisco Bezerra, Wilciane Reis, Flaviana Magalhães, Karla Reis orientados pela educadora: Sílvia Almada. O objetivo da apresentação era refletir sobre o processo que conduziu o 13 de maio de 1888, analisando o dia como denúncia das repercussões das políticas de eliminação física e simbólica da população afro-brasileira no pós-abolição, e divulgação dos significados da Lei Áurea para os negros.
4
4
Dia das Mães
4
4
A EEEP. Monsenhor José Augusto da Silva fazendo uso de uma das suas premissas, o Protagonismo Juvenil, homenageou mães dos educandos no dia 08.05.2009 com belas apresentações: Dança, Poesia,Canções. Era visível emoção que irradiava entre mães, educandos e educadores.
Na oportunidade a aluna e mãe Aline do curso de Enfermagem foi homenageada. Após essas atividades foi servido um café da manhã para os presentes. Findado o café foi realizado um sorteio de um liquidificador onde a mãe do aluno Leonardo(Informática) foi contemplada.

Interprete: David (aluno de Enfermagem)
Rosa de Saron
Sem Você

Minha vida, minha história
Só fez sentido quando te conheciSeus olhos, sua face
Me levam além do que penseiSe as vezes me escondo
Em você me achoNem dá pra disfarçar
Preciso dizer você faz muita falta
Não há como explicarFoi sem você, que eu pude entender
Que não é fácil viver sem te terMeu coração me diz que não
Que eu não consigo viver sem você..

Interprete: Eduardo (aluno de Turismo)
Pescador de Ilusões
Circuladô De Fulô

Se meus joelhos não doecem maisDiante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé
Se por alguns segundos eu observar E só observar A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso, que curioso
O mar escuro trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos
Valeu a pena, eh eh
Valeu a pena, eh eh
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro
Sem final, sem final
Sem final, sem final, final

A declamação da poesia foi realizada pela aluna: Jaciane (Turismo)

Para Sempre
Carlos Drummond de Andrade
Composição: Carlos Drummond de Andrade

Por que Deus permiteque as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apagaquando sopra o ventoe chuva desaba,
veludo escondidona pele enrugada,água pura,
ar puro,puro pensamento.
Morrer acontececom o que é breve e passasem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,é eternidade.
Por que Deus se lembra- mistério profundo -de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:Mãe não morre nunca,
mãe ficará semprejunto de seu filhoe ele,
velho embora,será pequeninofeito grão de milho.

Páscoa - momento de renovação

A Páscoa é um momento celebrado em diferentes culturas, sabendo disso a Escola Profissional Monsenhor José Augusto da Silva, proporcionou aos educandos e educadores no dia 08.04.2009 uma viagem a origem do termo Páscoa e suas diversas manifestações ao longo do tempo em diferentes culturas, entre elas: Páscoa nas civilizações antigas, Páscoa como festas pagãs, Páscoa judaica, Páscoa católica,Páscoa evangélica, através de histórico apresentado pelos protagonistas: Cristina, Gleyson, Janile, Romário e Taís sob orientação da educadora : Sílvia Almada. Na ocasião estiveram presentes pais dos educandos.


No segundo momento foi realizada uma dramatização da Santa Ceia e cerimônia Lava-pés, contando com a participação dos educandos e orientados por Max.


Dramatização da Santa Ceia





Pais dos educandos


25/03/2009 - Formação para Cidadania

À luz dos Princípios e Valores orientadores do Currículo, a Educação para a Cidadania afeta transversalmente todo o processo educativo.

As competências que seguidamente se enunciam, de forma sumária e a título exemplificativo, refletem necessidades sentidas por todos os atores envolvidos na formação do aluno. É um contributo simples e despretensioso, apenas um ponto de partida para um trabalho de reflexão, enriquecimento e adequação à realidade dos alunos que temos.
  • Compreender os limites da liberdade individual.
  • Comportar-se de forma solidária com os que o rodeiam.
  • Participar em ações ou campanhas de solidariedade.
  • Orientar as suas atitudes pelo respeito por si e pelos outros.
  • Valorizar a importância da amizade.
  • Atuar com honestidade e lealdade.
  • Valorizar a justiça.
  • Fazer juízos valorativos.
  • Antecipar, ao nível moral, as consequências dos seus atos.
  • Resolver dilemas morais.
  • Avaliar criticamente atitudes, mensagens, à luz dos valores.
  • Aceitar diferentes credos e formas de viver.
  • Avaliar e defender o respeito pelos Direitos Humanos.
  • Relacionar criticamente progresso e dignificação do Homem.

A educadora Iris Jeannita fazendo a abertura
de nosso momento cultural, junto ao diretor Paulo Fontenele.

Tendo como premissa esta questão a EEEP Monsenhor José Augusto da Silva, realizou no dia 25/03/09 palestra com o Defensor Público Edmar Lopes Albuquerque que travou uma conversa informal com nossos educandos sobre o conhecimento dos direitos humanos como um caminho para o verdadeiro exercício de Cidadania, fazendo um passeio em exemplos das três gerações de direitos e respondendo prontamente às dúvidas pessoais daqueles que lhe abordaram.


Palestrante - Defensor Público Edmar Lopes

Essa atividade se deu como um complemento iniciado pelos professores-diretores de turma - os educadores Francisco Rocha, Iris Jeannita e João Jacinto - que já haviam trabalhado o texto Cidadania - do material dos Caminhos do Futuro, volume Ética, Meio Ambiente e Cidadania.


O nosso cotidiano é fértil em oportunidades de concretização, sobretudo se a nossa postura for interventiva e se não nos deixarmos prender pela premência e imprescindibilidade dos nossos conteúdos programáticos. Em breve outros momentos como esse serão promovidos por nossa escola.
Aguardem pelo próximo encontro!
E sugiram outros temas para discussão!!!

25/03/09 - Escola de Turismo em Camocim

Esteve em Camocim a professora sexóloga e ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, que veio ao Ceará para dar continuidade às ações de desenvolvimento sustentável do turismo na Rota das Emoções, que inclui 12 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A vinda da ex-ministra foi para uma visita técnica, na qual foram discutidos projetos para o desenvolvimento do turismo da região, incluindo a implantação da Escola de Turismo em Camocim. Estavam presentes ao encontro, que aconteceu no Boa Vista Resort, a técnica da Secretaria de Turismo do Ceará, Áurea Fontenele, o vice-prefeito, Chiquinho do Peixe, gestores de Camocim e dos municípios da Rota das Emoções, representantes do trade turístico e autoridades da área da educação, entre esses o nosso diretor Paulo Sérgio Fontenele, representando toda a comunidade escolar da EEEP Monsenhor José Augusto da Silva e os nossos interesses.

A implantação da Escola de Turismo não só servirá para a formação na área de hotelaria, mas também na área de gerência turística, com o projeto de implantação de cursos a nível superior. A sede da agência funcionará na Escola Técnica Profissionalizante Petrônio Portela, em Parnaíba, e terá gestão participativa dos três Estados, com apoio do Ministério do Turismo e operacionalização do Sebrae CE/PI/MA. Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) terá recursos dos governos municipais, estaduais e Federal, com dotação orçamentária baseada nos Estados que farão sua manutenção e promoverão projetos de promoção, divulgação, qualificação profissional e melhoria na infraestrutura da região.

Quarta-feira, 20 de Maio de 2009

Minha fotoEssa e minha escola e me orgulho dela. Sou um protagonista

Quarta-feira, 6 de Maio de 2009

30/04/2009 - Reconhecimento de nossos valores - eficiência & eficácia

Premiação Estadual
de uma de nossas protagonistas
no 38º Concurso Internacional
de Redação de Cartas

A aluna Micaele Silva Rocha, da turma de Turismo - 1º Ano de nossa escola, participou do 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, com o tema: Como condições de trabalho decentes podem levar a uma vida melhor, promovido pela UPU (União Postal Universal, sediada em Berna - Suiça) e Correios, tendo sua carta sido escolhida, como uma das três melhores do Estado. A aluna escreveu ao Presidente dos EUA - Barack Obama. (Veja sua carta ao final da postagem)



O concurso tem o objetivo de desenvolver a habilidade de composição dos jovens; contribuir para o estreitamento das relações de amizades internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.
Na escola participaram 77 alunos, tendo como responsável pela ação o professor Francisco dos Santos Rocha (a direita da foto acima). A premiação está prevista para o dia 15 de maio próximo, no Colégio Militar em Fortaleza, quando só então será divulgado o resultado final.
Fiquem atentos, logo, logo estaremos lhes informando sobre este resultado que muito nos orgulha.
Micaele, toda a comunidade escolar da EEEP Mons. José Augusto da Silva lhe parabeniza e se orgulha de seu sucesso!!!

__________ ___ _____ ___________ _____ _____ _______________
Leia a carta que foi selecionada entre as três melhores produções no Estado do Ceará.


Camocim-CE, 30 de março de 2009


Ilmº Srº Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. É com muito prazer que me expresso por meio dessa carta, sobre um importante assunto que ronda todas as pessoas do mundo. As condições de um trabalho decente.
Quem dentre todos os seres humanos não gostaria de ser profissionais realizados e felizes? A meu ver todos nós queremos. O Senhor como presidente de uma das maiores “potências mundiais” sabe bem de que estou falando; os direitos do Cidadão. Direito á um trabalho digno, a locais de boa estrutura, respeito mútuo, companheirismo e bem estar.
Se estão sendo bem pagos, bem tratados e fazendo seu trabalho eficazmente e sem dúvida renderão mais.
Hoje em dia as pessoas só querem ganhar dinheiro, poucas são aquelas que trabalham em uma certa área porque gosta, e sim porque a profissão é bem remunerada. Mas isso quase nunca dá certo. Quando se trabalha por obrigação e por dinheiro, se esquece do amor, a satisfação e o prazer próprio. Certo que temos de ser auto-suficientes, mas devemos ser acima de tudo felizes e realizados.
Não dá pra trabalhar em um local impróprio; um local sujo, sem boas condições, com pessoas sem capacitação e principalmente patrões injustos e espertos. Que não respeitam os direitos trabalhistas. Abusam do poder que tem e muitas vezes maltratam seus funcionários.
Para se ter uma vida feliz, precisamos de boas condições. E as autoridades como o Senhor devem ficar de olho em tudo. Se os patrões estão obedecendo e cumprindo rigorosamente todos os direitos e deverem do trabalhador. É preciso também esforço, determinação, ânimo, coragem, discernimento, dentre muitas outras coisas. E o mais importante oportunidade.
O drama do jovem e seu primeiro emprego, tem que acabar, e logo. Eu acho interessante uma coisa. A desculpa dos empregadores para jovens é a seguinte: queremos pessoas com experiência. Mas são poucos os que dão oportunidade de experiência. E aí, como fica? Todos temos talentos, dons, vontades e sonhos diferentes, mas precisamos de oportunidade para demonstrá-los. Como você quer construir uma casa, sem antes fazer um projeto ou alicerce? Precisamos galgar os degraus de um por um, e se não tiver o primeiro, como fica? Justamente o primeiro degrau á a oportunidade que precisamos para mostrar trabalho e sermos eficientes.
Boas condições de trabalho é direito de todos. Um local limpo e propício também é direito de todos. Sermos respeitados e não explorados, mas é dever também de todos respeitar, vale a pena ressaltar.
Um local propício para trabalho também é importante para a saúde. Prevenindo doenças, estresses que é muito comum em locais de trabalho. Por que trabalhar de mau humor é muito ruim. Tanto é ruim para o empregado como para as pessoas que estão ao seu redor. Para mostrar serviço é preciso se estar “inteiro”, de corpo, alma, mente e espírito.
Sou uma jovem de 15 anos. Não sei muito sobre o mercado de trabalho, mas estou conhecendo e adquirindo conhecimento todos os dias, como amigos e professores. Sei que para sermos felizes e realizados na vida precisamos ter profissões que nos realize, e temos que ter boas condições de emprego para ajudar ao máximo na melhoria do meu país e no meu desenvolvimento pessoal.

Atenciosamente: Micaele Silva Rocha
Aluna do Curso de Turismo da EEEP Monsenhor José Augusto da Silva – 15 anos

1º ano de Ensino Médio
Endereço do Remetente
Rua: Joaquim Távora, nº 741 – Brasília
CEP: 62.400-000 – Camocim-Ce.


Álefim DE OLIVEIRA SILVA
TURMA :INFORMATICA

Terça-feira, 19 de Maio de 2009

OLHA AI A ESCOLA PROFISSIONAL ESTÁ MOSTRANDO QUE ELA E UM EXERPLO PARA TODAS AS ESCOLA!

Sábado, 16 de Maio de 2009

BRILHA O NOSSO PRIMEIRO DIAMANTE! A ALUNA MICAELE SILVA É 2º LUGAR NO 38º CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS

Como havíamos prometido voltaríamos a falar do 38º Concurso Internacional de Redação de Cartas, no qual nossa aluna Micaele Silva Rocha recebeu premiação no dia 15 deste mês no Colégio Militar de Fortaleza.
Nossa aluna foi segundo lugar, estando a frente de muitas escolas da rede particular de ensino. Esta é a segunda fez em todas as edições desse concurso que uma escola da rede estadual de ensino fica entre os cinco primeiros colocados.
A EEEP Mons. José Augusto da Silva, assim como havia traçado entre suas metas de seu plano de ação tem participado de concursos nacionais e já está colhendo bons frutos de seu trabalho e não só se destacando na regional 4, mas neste caso em todo o estado do Ceará.

Parabéns Micaele!
Parabéns educadores da EEEP!!

Nossa aluna que não é nada boba, fazendo jus ao seu curso (Turismo)
aproveitou para fazer um tour pelo centro da cidade junto aos seus acompanhantes. Vejam nas fotos a seguir:
Conhecendo as dependências do Colégio Militar (Santos Dumont)



Micaele, o seu amigo "cepiano"

e Paulo Fontenele na Praça do Ferreira,

Centro Comercial de Fortaleza.