sexta-feira, 22 de maio de 2009

A EEEP Monsenhor José Augusto da Silva promovendo reflexão...
4
121 anos da abolição da escravatura
4
No dia 13.05.2009 no auditório do Liceu de Camocim foi realizada uma apresentação organizada pela EEEP Monsenhor José Augusto da Silva sobre os 121anos da abolição da escravatura. Iniciou-se com uma problematização que consistiu exibição de vídeo: Navio Negreiro, declamação de poema de Castro Alves. Exposição oral com uso de slides produzidos no Power Point. Apresentação foi feita por exs. alunos do Liceu de Camocim: Rogeriany Lopes, Francisco Bezerra, Wilciane Reis, Flaviana Magalhães, Karla Reis orientados pela educadora: Sílvia Almada. O objetivo da apresentação era refletir sobre o processo que conduziu o 13 de maio de 1888, analisando o dia como denúncia das repercussões das políticas de eliminação física e simbólica da população afro-brasileira no pós-abolição, e divulgação dos significados da Lei Áurea para os negros.
4
4
Dia das Mães
4
4
A EEEP. Monsenhor José Augusto da Silva fazendo uso de uma das suas premissas, o Protagonismo Juvenil, homenageou mães dos educandos no dia 08.05.2009 com belas apresentações: Dança, Poesia,Canções. Era visível emoção que irradiava entre mães, educandos e educadores.
Na oportunidade a aluna e mãe Aline do curso de Enfermagem foi homenageada. Após essas atividades foi servido um café da manhã para os presentes. Findado o café foi realizado um sorteio de um liquidificador onde a mãe do aluno Leonardo(Informática) foi contemplada.

Interprete: David (aluno de Enfermagem)
Rosa de Saron
Sem Você

Minha vida, minha história
Só fez sentido quando te conheciSeus olhos, sua face
Me levam além do que penseiSe as vezes me escondo
Em você me achoNem dá pra disfarçar
Preciso dizer você faz muita falta
Não há como explicarFoi sem você, que eu pude entender
Que não é fácil viver sem te terMeu coração me diz que não
Que eu não consigo viver sem você..

Interprete: Eduardo (aluno de Turismo)
Pescador de Ilusões
Circuladô De Fulô

Se meus joelhos não doecem maisDiante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé
Se por alguns segundos eu observar E só observar A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
Que curioso, que curioso
O mar escuro trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos
Valeu a pena, eh eh
Valeu a pena, eh eh
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro
Sem final, sem final
Sem final, sem final, final

A declamação da poesia foi realizada pela aluna: Jaciane (Turismo)

Para Sempre
Carlos Drummond de Andrade
Composição: Carlos Drummond de Andrade

Por que Deus permiteque as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apagaquando sopra o ventoe chuva desaba,
veludo escondidona pele enrugada,água pura,
ar puro,puro pensamento.
Morrer acontececom o que é breve e passasem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,é eternidade.
Por que Deus se lembra- mistério profundo -de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:Mãe não morre nunca,
mãe ficará semprejunto de seu filhoe ele,
velho embora,será pequeninofeito grão de milho.

Páscoa - momento de renovação

A Páscoa é um momento celebrado em diferentes culturas, sabendo disso a Escola Profissional Monsenhor José Augusto da Silva, proporcionou aos educandos e educadores no dia 08.04.2009 uma viagem a origem do termo Páscoa e suas diversas manifestações ao longo do tempo em diferentes culturas, entre elas: Páscoa nas civilizações antigas, Páscoa como festas pagãs, Páscoa judaica, Páscoa católica,Páscoa evangélica, através de histórico apresentado pelos protagonistas: Cristina, Gleyson, Janile, Romário e Taís sob orientação da educadora : Sílvia Almada. Na ocasião estiveram presentes pais dos educandos.


No segundo momento foi realizada uma dramatização da Santa Ceia e cerimônia Lava-pés, contando com a participação dos educandos e orientados por Max.


Dramatização da Santa Ceia





Pais dos educandos


25/03/2009 - Formação para Cidadania

À luz dos Princípios e Valores orientadores do Currículo, a Educação para a Cidadania afeta transversalmente todo o processo educativo.

As competências que seguidamente se enunciam, de forma sumária e a título exemplificativo, refletem necessidades sentidas por todos os atores envolvidos na formação do aluno. É um contributo simples e despretensioso, apenas um ponto de partida para um trabalho de reflexão, enriquecimento e adequação à realidade dos alunos que temos.
  • Compreender os limites da liberdade individual.
  • Comportar-se de forma solidária com os que o rodeiam.
  • Participar em ações ou campanhas de solidariedade.
  • Orientar as suas atitudes pelo respeito por si e pelos outros.
  • Valorizar a importância da amizade.
  • Atuar com honestidade e lealdade.
  • Valorizar a justiça.
  • Fazer juízos valorativos.
  • Antecipar, ao nível moral, as consequências dos seus atos.
  • Resolver dilemas morais.
  • Avaliar criticamente atitudes, mensagens, à luz dos valores.
  • Aceitar diferentes credos e formas de viver.
  • Avaliar e defender o respeito pelos Direitos Humanos.
  • Relacionar criticamente progresso e dignificação do Homem.

A educadora Iris Jeannita fazendo a abertura
de nosso momento cultural, junto ao diretor Paulo Fontenele.

Tendo como premissa esta questão a EEEP Monsenhor José Augusto da Silva, realizou no dia 25/03/09 palestra com o Defensor Público Edmar Lopes Albuquerque que travou uma conversa informal com nossos educandos sobre o conhecimento dos direitos humanos como um caminho para o verdadeiro exercício de Cidadania, fazendo um passeio em exemplos das três gerações de direitos e respondendo prontamente às dúvidas pessoais daqueles que lhe abordaram.


Palestrante - Defensor Público Edmar Lopes

Essa atividade se deu como um complemento iniciado pelos professores-diretores de turma - os educadores Francisco Rocha, Iris Jeannita e João Jacinto - que já haviam trabalhado o texto Cidadania - do material dos Caminhos do Futuro, volume Ética, Meio Ambiente e Cidadania.


O nosso cotidiano é fértil em oportunidades de concretização, sobretudo se a nossa postura for interventiva e se não nos deixarmos prender pela premência e imprescindibilidade dos nossos conteúdos programáticos. Em breve outros momentos como esse serão promovidos por nossa escola.
Aguardem pelo próximo encontro!
E sugiram outros temas para discussão!!!

25/03/09 - Escola de Turismo em Camocim

Esteve em Camocim a professora sexóloga e ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, que veio ao Ceará para dar continuidade às ações de desenvolvimento sustentável do turismo na Rota das Emoções, que inclui 12 municípios dos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A vinda da ex-ministra foi para uma visita técnica, na qual foram discutidos projetos para o desenvolvimento do turismo da região, incluindo a implantação da Escola de Turismo em Camocim. Estavam presentes ao encontro, que aconteceu no Boa Vista Resort, a técnica da Secretaria de Turismo do Ceará, Áurea Fontenele, o vice-prefeito, Chiquinho do Peixe, gestores de Camocim e dos municípios da Rota das Emoções, representantes do trade turístico e autoridades da área da educação, entre esses o nosso diretor Paulo Sérgio Fontenele, representando toda a comunidade escolar da EEEP Monsenhor José Augusto da Silva e os nossos interesses.

A implantação da Escola de Turismo não só servirá para a formação na área de hotelaria, mas também na área de gerência turística, com o projeto de implantação de cursos a nível superior. A sede da agência funcionará na Escola Técnica Profissionalizante Petrônio Portela, em Parnaíba, e terá gestão participativa dos três Estados, com apoio do Ministério do Turismo e operacionalização do Sebrae CE/PI/MA. Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS) terá recursos dos governos municipais, estaduais e Federal, com dotação orçamentária baseada nos Estados que farão sua manutenção e promoverão projetos de promoção, divulgação, qualificação profissional e melhoria na infraestrutura da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário